Uma pesquisa da Adyen revela que 81% dos varejistas globais desejam expandir suas vendas online internacionalmente. Os EUA, que registraram um aumento no e-commerce no primeiro trimestre, são o destino preferido de 46% das empresas brasileiras, comparado a 31% no ano anterior, segundo o Relatório Varejo 2024 da Adyen. Argentina (37%), Portugal (29%) e Canadá (18%) também são destinos populares. Setores como varejo de luxo (19%), alimentício (16%) e esportes (15%) são os mais focados na expansão internacional.
Realizada em parceria com o Centro de Pesquisa Econômicas e de Negócios (Cebr), a pesquisa entrevistou 13 mil varejistas de 26 países, incluindo 500 no Brasil. O estudo também identificou que os EUA são a prioridade para 58% dos varejistas globais que buscam expandir suas operações online.
Para atingir esses objetivos, 71% dos varejistas globais procuram um provedor de tecnologia financeira que melhore o gerenciamento de fraudes, enquanto 83% querem oferecer os métodos de pagamento mais populares nos mercados de destino.
“O Brasil é um polo natural de internacionalização devido à originalidade do nosso design e à alta qualidade das nossas empresas. A tecnologia está facilitando essa expansão, com plataformas que integram múltiplas geografias e adaptam-se às especificidades locais, como métodos de pagamento. Isso proporciona melhores experiências de compra, segurança e mais conversão,” explica Renato Migliacci, Vice-Presidente de Vendas da Adyen Brasil.
O Relatório Varejo 2024 também destacou que, no Brasil, as empresas reduziram as recusas de bancos emissores em 33% com o apoio de adquirentes locais, alcançando taxas de aprovação mais altas. “A Adyen é uma adquirente global com expertise e licenças locais, simplificando as vendas para os EUA e países da União Europeia, reduzindo custos e aumentando a performance com mais segurança e eficácia nas transações,” finaliza.
Empresários estrangeiros de países como Portugal (35%), China (22%), Canadá (19%) e México (19%) também mostram interesse em entrar no mercado brasileiro de vendas online até o final do ano, destacando o Brasil como um destino atraente para investimentos estrangeiros.