Um incidente chocante ocorreu a bordo de um jato de passageiros da Horizon Air, quando um terceiro piloto na cabine tentou desligar os motores em pleno voo, obrigando ação imediata por parte da tripulação.
Suspeito Identificado e Detido
As autoridades de Portland identificaram o homem por trás desse ato perturbador como Joseph David Emerson, de 44 anos. Na segunda-feira, Emerson foi detido sob 83 acusações de tentativa de homicídio e perigo imprudente, além de uma acusação de colocar uma aeronave em perigo, de acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Multnomah.
O voo que estava originalmente programado para São Francisco no domingo foi desviado para Portland, Oregon, onde foi prontamente recebido por policiais e autoridades de segurança.
Alaska Airlines Responde
A Alaska Airlines, proprietária da Horizon Air, emitiu um comunicado na segunda-feira em que relatou que a tripulação do voo enfrentou “uma ameaça à segurança credível relacionada a um ocupante autorizado no assento auxiliar da cabine de comando”. Importante destacar que a companhia aérea esclareceu que nenhuma arma estava envolvida na situação.
O incidente ocorreu em um voo da Horizon Air que partiu de Everett, Washington, às 17h23, horário local, e aterrissou em Portland uma hora depois.
Um dos pilotos comunicou aos controladores de tráfego aéreo que o homem que representava a ameaça havia sido retirado da cabine.
“Subjugação Bem-Sucedida e Necessidade de Aplicação da Lei“
Um dos pilotos foi ouvido em áudio capturado por LiveATC.com, informando: “Temos o cara que tentou desligar os motores fora da cabine. E ele – não parece estar causando nenhum problema nas costas agora, e acho que ele está subjugado. Fora isso, queremos a aplicação da lei o mais rápido possível. Chegamos ao chão e estacionamos.”
Fonte: nbcbayarea