loader image

Piloto agrícola brasileira morre em operação de combate a incêndio

A piloto agrícola brasileira Juliana Turchetti, 45 anos, faleceu em um acidente aéreo durante uma operação de combate a incêndio florestal em Montana, EUA. Natural de Contagem, Minas Gerais, Turchetti tinha mais de 6,5 mil horas de voo e foi a primeira brasileira a pilotar em lavouras nos EUA. O NTSB investiga o acidente.
WhatsApp
Facebook
Twitter

A piloto agrícola brasileira Juliana Turchetti, 45 anos, faleceu na quarta-feira (10) em um acidente aéreo durante uma operação de combate a incêndio florestal em Montana, nos Estados Unidos.

Nascida em Contagem, Minas Gerais, Turchetti atuava como piloto agrícola tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Qvq6pa7z piloto brasileira morre em acidente nos Estados Unidos jpg
Piloto agrícola brasileira morre em operação de combate a incêndio 2

O acidente ocorreu durante uma manobra de captação de água em um lago próximo à Floresta Nacional de Helena. Testemunhas relataram que o avião de Turchetti pareceu ter colidido com algo antes de se despedaçar e afundar.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) está investigando as causas do acidente.

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) lamentou profundamente a perda da piloto.

“Juliana representava não apenas a determinação e coragem dos pilotos brasileiros, mas também era um exemplo de profissionalismo, com uma trajetória inspiradora”, declarou a presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos.

Colegas também prestaram homenagens a Turchetti. A piloto agrícola Joelize Friedrichs a descreveu como uma inspiração para muitas mulheres no setor.

“Ela realizou o sonho de muitas de nós, que é voar o Fire Boss, e estava construindo sua carreira nos Estados Unidos”, comentou, referindo-se ao avião agrícola Air Tractor AT-802, projetado para combate a incêndios a partir de lagos e represas e que ainda não existe no Brasil.

Os governadores de Montana e Idaho, Greg Gianforte e Brad Little, emitiram uma nota conjunta lamentando a morte de Turchetti.

Juliana Turchetti acumulava mais de 6,5 mil horas de voo e iniciou sua carreira na aviação em 2007. Em 2018, mudou-se para os Estados Unidos, tornando-se a primeira brasileira a voar em lavouras no país. Em 2022, abriu uma cafeteria em Springfield, Illinois.

Juliana realizou sua primeira operação real com o Fire Boss no dia 4 de julho, combatendo incêndios no estado de Washington. “Alguns nos chamam de heróis. Gosto de dizer que somos pessoas comuns fazendo algo extraordinário”, escreveu ela em sua última postagem no LinkedIn.

Compartilhe essa notícia.

WhatsApp
Facebook
Twitter

Últimas Postagens:

Empresa de táxis autônomos do Google aumenta o número de corridas para 100 mil por semana.

**A Waymo**, empresa de táxis autônomos da **controladora do Google**, anunciou que **dobrou o número de corridas pagas**, atingindo **100 mil viagens por semana** em pouco mais de três meses. Com **700 veículos** em operação, a Waymo é a única nos EUA a operar táxis autônomos sem motorista cobrando tarifas dos passageiros, expandindo recentemente seus serviços para Los Angeles.

Leia mais »

Estudo revela que o envelhecimento humano ocorre de forma acentuada em dois momentos cruciais da vida

**Os cientistas constataram que o envelhecimento humano não é um processo gradual e linear.** Pelo contrário, **a maioria das moléculas estudadas apresentou mudanças rápidas e não lineares** em idades específicas: 44 e 60 anos. **Esses momentos da vida são especialmente críticos para a saúde,** com declínios significativos na capacidade de metabolizar cafeína e álcool, além de maiores riscos de doenças.

Leia mais »

Brasileiro sem documentação é detido por tentativa de homicídio em Massachusetts

**Evandro Ribeiro Rosa**, um brasileiro presente ilegalmente nos EUA, foi **preso pelo ICE** após ser acusado de tentativa de homicídio, perseguição e outros crimes graves em Massachusetts. Ele teria cometido uma série de atos violentos contra sua ex-namorada, incluindo cortar os freios do carro dela e instalar um rastreador GPS. Agora, ele permanece sob custódia e enfrenta deportação.

Leia mais »

O físico Marcelo Gleiser lança seu Manifesto para o Futuro da Humanidade

**Em 14 de março de 2024, Marcelo Gleiser lançará seu novo livro, “O Despertar do Universo Consciente: Um Manifesto para o Futuro da Humanidade”.** A obra aborda a crise ecológica e a sobrevivência do planeta a partir de uma perspectiva científica. **O lançamento contará com uma palestra do autor às 19h30, seguida de uma sessão de autógrafos.**

Leia mais »