Com a aproximação do pico do inverno, aumenta a preocupação com as infecções respiratórias. Os Estados Unidos estão enfrentando uma alta atividade sazonal de vírus, com um crescimento notável nos casos de COVID-19 e gripe.
Crescimento de Casos de Gripe e COVID-19
Os dados são alarmantes: diversos estados relatam atividade de gripe Alta ou muito alta. Até agora, neste inverno, o governo já contabiliza 7 milhões de casos de gripe, 73 mil hospitalizações e 4.500 mortes relacionadas à influenza. Além disso, níveis de COVID-19 nas águas residuais estão muito altos, superando os registros do último ano.
Aumento nas Visitas a Emergências e Hospitalizações
As visitas semanais às emergências aumentaram 12%, e as hospitalizações saltaram cerca de 17% na semana anterior. Com o aumento dos casos, alguns hospitais, especialmente em Nova York, estão exigindo máscaras faciais para todos.
Conselhos de Especialistas para Proteção
A Dra. Denise Milstein, da May Clinic, enfatiza que a vacinação é a melhor forma de se proteger e proteger os outros. Outras medidas preventivas incluem ficar em casa quando estiver doente, lavar as mãos com frequência e usar máscara facial se estiver indisposto e precisar estar perto de pessoas.
Diminuição do Vírus RSV, mas Ainda com Números Altos
A única notícia positiva é a diminuição do vírus RSV (vírus sincicial respiratório) em algumas partes do país, embora os números ainda sejam considerados altos. Este vírus afeta principalmente crianças e idosos.