loader image

O real tamanho de cada idioma no mundo, representado em um infográfico extremamente detalhado.

Estima-se que 96% das línguas são faladas por apenas 3% da população mundial, destacando algumas como hegemônicas e outras como relíquias culturais. Entre mais de 7.000 idiomas, apenas 23 têm mais de 50 milhões de falantes, reunindo 4,1 bilhões de pessoas. Infográficos ilustram essa diversidade e o impacto cultural da perda de línguas em extinção.
WhatsApp
Facebook
Twitter

Estima-se que 96% das línguas são faladas por apenas 3% da população, revelando uma realidade onde alguns idiomas são verdadeiramente dominantes, enquanto outros se tornam verdadeiras relíquias em extinção. As línguas não são apenas ferramentas de comunicação, mas verdadeiros tesouros culturais. Atualmente, mais de 2.000 estão em risco de desaparecer.

Relacionado:

  • Novo estudo promete responder a pergunta: quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?
  • Estudo indica que pessoas que jogam videogame pelo menos 5 horas semanais têm cérebros 14 anos mais jovens.
  • Cientistas identificam o local ideal para buscar vida extraterrestre.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, e o infográfico que ilustra este artigo reforça isso claramente. Produzido em 2015 para o South China Morning Post, ele mostra como menos de 20 idiomas concentram a maior parte dos falantes.

Dados Impactantes: Existem mais de 7.000 idiomas no mundo, mas apenas 23 têm mais de 50 milhões de falantes. Se todas as línguas fossem representadas em um círculo, cada uma com área proporcional ao número de falantes, veríamos que essa homogeneização, apesar de facilitar a comunicação, também representa uma perda cultural inestimável quando uma língua desaparece.

Conforme o infográfico, dos 7.000 idiomas vivos no planeta, apenas 23 são a língua materna de mais de 50 milhões de pessoas. Enquanto uma maioria de línguas é falada por pouquíssimas pessoas – verdadeiros guardiões de um tesouro cultural – esses 23 “megaidiomas” somam 4,1 bilhões de falantes.

Cada idioma no gráfico é demarcado por bordas espessas, indicando a quantidade de falantes em milhões, e, dentro de cada área, os números de falantes por país. Cores distintas ajudam a agrupar os idiomas por origem.

Observando rapidamente, percebe-se que, embora o inglês seja predominante no Ocidente e no digital, no mundo analógico o chinês é o idioma dominante. Espanhol e hindi também ocupam grandes partes do gráfico. O colonialismo influencia essa distribuição: o francês, por exemplo, ainda é amplamente falado em antigas colônias, facilitando uma eventual migração para a Europa.

Além das línguas principais, cada porção inclui variantes regionais, mostrando a diversidade interna. Por exemplo, no espanhol, a maioria dos falantes é do México, seguido por Argentina e Colômbia, com a Espanha em quarto lugar. O português, por sua vez, é amplamente dominado pelo Brasil.

Dica Interessante: Se você gosta de gráficos e infográficos, o Voronoi é uma excelente plataforma para explorar. Disponível via web e como aplicativo gratuito para iOS e Android, ele oferece infográficos coloridos e mapas que ajudam a visualizar dados de forma criativa.

WhatsApp
Facebook
Twitter

Últimas Postagens:

“Democratas Buscam Enfraquecer Agenda de Trump e Pressionam Biden Antes de Possível Retorno Republicano à Casa Branca”

Os democratas da Câmara estão se preparando para proteger as conquistas de Biden antes de um possível retorno de Trump à presidência, que viria acompanhado de uma maioria republicana na Câmara e no Senado. A expectativa é que Trump reverta ordens executivas, estenda cortes de impostos e implemente políticas mais rígidas de imigração, especialmente na fronteira EUA-México.

Leia mais »

Três brasileiros são detidos em Danbury (CT) após assalto à mão armada em comércio na Main Street

Quatro pessoas foram presas em Danbury, Connecticut, após um assalto à mão armada em um estabelecimento na Main Street, incluindo três brasileiros e um menor de idade. Os suspeitos, que fugiram em um sedan preto, foram detidos pouco depois. As acusações incluem porte ilegal de arma, roubo e conspiração. A polícia continua investigando o caso.

Leia mais »

Falência leva American Freight a fechar todas as lojas nos EUA.

A American Freight, rede de lojas de móveis com 328 unidades nos EUA, está encerrando suas operações devido à falência do Franchise Group, iniciada em 3 de novembro. Enquanto lojas no Sul da Flórida oferecem descontos de até 30%, outras marcas do grupo, como The Vitamin Shoppe e Pet Supplies Plus, seguem operando normalmente.

Leia mais »

Despedida aos iPhones, Samsungs e todos os celulares? Mark Zuckerberg, proprietário do Instagram, WhatsApp e Facebook, colabora no desenvolvimento de tecnologia que pode REEMPLAÇAR os smartphones

Uma parceria entre EssilorLuxottica e Meta pode revolucionar a tecnologia vestível, trazendo óculos Ray-Ban com inteligência artificial e câmeras que permitem fotos, vídeos e transmissões ao vivo. Com potencial para substituir smartphones, esses óculos inovadores prometem uma experiência de conectividade quase invisível, sinalizando um futuro em que celulares possam se tornar obsoletos.

Leia mais »

Brasileiros que os EUA não querem em seu país estão sendo mandados de volta ao Brasil hoje; acompanhe o voo

Um voo partiu de Alexandria, EUA, em 1º de novembro, repatriando dezenas de brasileiros deportados. Segundo o Departamento de Segurança Interna dos EUA, esses voos visam devolver cidadãos que violaram as leis de imigração. Operado pela Global Crossing Airlines, o Airbus A320 faz escalas no Panamá e Manaus antes de pousar em Confins, Minas Gerais.

Leia mais »

Toyota registra no Brasil mini Hilux de R$ 64 mil que promete abalar o mercado e acabar com o reinado da Toro e Montana

A Toyota agita o mercado brasileiro com a nova Hilux Champ, uma “mini Hilux” com preço estimado em R$ 100 mil. A picape chega para competir com Fiat Toro e Chevrolet Montana, prometendo resistência e economia em um modelo mais acessível que a Hilux tradicional. Recentemente registrada no INPI, a Champ mostra potencial para conquistar as ruas do Brasil.

Leia mais »