SÃO FRANCISCO — O chefe de polícia e o promotor público de São Francisco anunciaram que um motorista supostamente responsável pela morte de uma família inteira em um ponto de ônibus em West Portal será acusado de homicídio culposo.
Uma família de quatro pessoas estava aguardando no ponto de ônibus para ir ao zoológico quando um SUV as atropelou em 16 de março. Os investigadores informaram que a motorista, Mary Fong Lau, de 78 anos, estava em alta velocidade e dirigindo na contramão quando seu Mercedes SUV branco subiu na calçada e colidiu com a estação Muni Metro West Portal.
Diego Cardoso de Oliveira, 40, sua esposa Matilde Moncado Ramos Pinto, 38, e seus dois filhos, Joaquin Ramos Pinto de Oliveira, de 1 ano, e Caue Ramos Pinto de Oliveira, de 2 meses, perderam a vida.
Diego Cardoso de Oliveira, Matilde Ramos Pinto e seus filhos pequenos posam para uma foto de família. (Foto cortesia da família Pinto e Oliveira)
Após o acidente, Lau foi hospitalizada, presa e liberada da custódia. Na terça-feira, a promotora distrital de SF, Brooke Jenkins, explicou aos repórteres por que levou três meses para que quaisquer acusações fossem formalizadas.
“Quero agradecer ao público e à família (das vítimas) pela paciência em permitir que o departamento de polícia realizasse uma investigação muito completa. Todos querem saber o resultado. Uma parte do processo investigativo foi descobrir causas alternativas para o que aconteceu. Queríamos ter certeza de que não havia algum tipo de problema médico ou mecânico com o veículo… para garantir que esses fatores não contribuíram para a colisão”, disse Jenkins.
Matilde Ramos Pinto, à esquerda, e Diego Cardoso de Oliveira, à direita, são vistos em uma fotografia deixada em um memorial no ponto de ônibus. (Imagem KRON4)
Jenkins afirmou que seu escritório vai registrar quatro acusações de homicídio culposo contra Lau — uma acusação para cada morte na família. A colisão foi causada por “negligência grave” e “velocidade excessiva”, disse Jenkins.
“Analisamos todos os aspectos da colisão”, disse o chefe do SFPD, Bill Scott. O motorista não estava sob influência de drogas ou álcool, disse Scott. Falhas mecânicas também foram descartadas como fatores.
Um SUV colidiu com a Estação West Portal do Muni, matando três membros da mesma família no sábado, 16 de março de 2024. (Benjamin Fanjoy /San Francisco Chronicle via AP)
Lau foi novamente presa na terça-feira à noite, mostram os registros da prisão. Ela está sendo mantida sob fiança de US$ 150.000.
Scott afirmou que as mortes de uma criança, um bebê e seus pais foram “horríveis”, e o incidente impactou “toda a cidade de São Francisco”. Ele acrescentou: “Muitas pessoas ficaram traumatizadas com este incidente. Quatro vidas foram perdidas. Isso é o que está pesando no coração de todos.”