Uma intensa onda de calor trará temperaturas elevadas para grande parte dos Estados Unidos neste fim de semana, especialmente no Vale do Ohio e na região do Atlântico Médio.
Mais de 100 milhões de americanos estão sob alerta de calor. Em Washington, DC, os termômetros devem ultrapassar os 37 °C pela primeira vez desde 2016.
Além do calor extremo, um novo sistema tropical pode se formar rapidamente neste fim de semana, seguindo o padrão do sistema tropical Alberto.
Embora não se espere que esse novo sistema seja tão intenso quanto o Alberto, ele pode trazer mais chuvas para o sul do Texas, causando novas enchentes na área e ao longo da Costa do Golfo.
Leia Mais:
Onda de calor atinge a Espanha; temperaturas podem chegar aos 40 °C.
Chuvas fortes atingem hospital infantil no México, provocando retiradas.
OMS alerta que calor extremo pode agravar a crise de saúde na Faixa de Gaza.
A onda de calor deve se expandir para novas áreas e se intensificar em outras partes dos Estados Unidos, estabelecendo novos recordes de temperatura durante o fim de semana.
O calor e a umidade extremos devem elevar a sensação térmica para 37 a 40 °C em muitas áreas, com possibilidade de atingir 43 °C no sul do Meio Atlântico.
Em Washington, DC, o calor pode chegar a 40 °C neste sábado (22) e domingo (23), um marco não alcançado em oito anos.
A prefeita Muriel Bowser declarou que o alerta de emergência de calor permanecerá em vigor durante o fim de semana e na próxima semana.
O Serviço Nacional de Meteorologia indicou que temperaturas de 32 °C a 40 °C podem ser registradas na região.
Alerta em Nova York
A onda de calor prolongada é uma preocupação séria para diversas regiões.
Os moradores de Nova York podem enfrentar temperaturas de 32 °C ou mais neste fim de semana, ou no início da próxima semana.
Pela primeira vez neste ano, o Serviço Meteorológico Nacional emitiu um aviso de calor para a cidade.
A governadora Kathy Hochul anunciou a abertura do centro de operações de emergência do estado para monitorar as condições e compartilhar recursos com os 62 condados.
Além disso, o prefeito de Nova York, Eric Adams, indicou que centros de resfriamento serão abertos em toda a cidade.