Quando pensamos em empresários extremamente ricos, é comum imaginar que toda a sua riqueza está em suas contas bancárias. No entanto, esse não é o caso. Jeff Bezos, a segunda pessoa mais rica do mundo, tem grande parte de sua fortuna em ações da Amazon.
Mesmo pessoas tão ricas precisam de liquidez, e Bezos aproveita os aumentos nos preços das ações da Amazon para vender pacotes delas. Recentemente, ele vendeu ações de forma agressiva, conforme relatado pelo Financial Times.
Bezos decidiu se mudar de Seattle para Miami para pagar menos impostos. No início do ano, ele colocou à venda 12 milhões de ações da Amazon, totalizando US$ 2 bilhões. Posteriormente, ele disponibilizou mais 24 milhões de ações no mercado, o que poderia gerar alarme na bolsa de valores.
Essas operações são normais para grandes investidores como Jeff Bezos, que precisam notificar as autoridades reguladoras. No entanto, a venda de 24 milhões de ações pode causar polêmica, levando a Securities and Exchange Commission (SEC) a ser notificada para evitar problemas.
A venda dessas ações também tem implicações fiscais. No final de 2023, Bezos comprou duas mansões em Miami e se mudou de Seattle para a Flórida para aproveitar a baixa taxa de impostos sobre o capital. Com essa mudança, ele economizou cerca de US$ 288 milhões em impostos.
Uma das razões pelas quais Bezos precisa de tanto dinheiro disponível pode ser a expansão de seu grande projeto, a Blue Origin, que compete com a SpaceX de Elon Musk. Esse projeto requer um investimento significativo, e os recursos vêm indiretamente da Amazon e de suas ações.