loader image

IPC: inflação americana diminui e cresce 0,3% em abril; índice anual atinge 3,4%

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA registrou um aumento modesto de 0,3% em abril, indicando uma desaceleração em relação ao mês anterior. Este crescimento foi impulsionado principalmente pelos setores de habitação e gasolina. A inflação anual se situou em 3,4%, refletindo uma leve queda em comparação ao mês anterior, com o núcleo do IPC também aumentando 0,3%.
WhatsApp
Facebook
Twitter

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) dos Estados Unidos registrou alta de 0,3% em abril, conforme divulgado nesta quarta-feira, 15, pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho. O índice desacelerou comparado a março, quando cresceu 0,4%.

No acumulado dos últimos 12 meses, o índice apresentou um aumento de 3,4%, abaixo dos 3,5% registrados em março. O núcleo do IPC, que exclui os preços de alimentos e energia, também teve um incremento de 0,3%.

Veja também
Governo americano acusa Boeing de quebrar acordo e pode enfrentar processos pelos acidentes do 737 MAX
Alterações na liderança da Petrobras, taxa Selic de dois dígitos e inflação nos EUA: fatores que influenciam o mercado
Criadores de conteúdo no TikTok processam devido à legislação que obriga a venda do aplicativo nos EUA

O incremento dos preços em abril foi notavelmente mais acentuado nos setores de habitação e gasolina, sendo que este último subiu 2,8% no mês, influenciado pelo aumento dos preços do petróleo no mercado internacional durante abril.

“Os dados recentes sobre vendas no varejo mostram uma contração de 0,6% em abril. Essa tendência, combinada com a desaceleração inflacionária, deve impulsionar as expectativas de mercado para futuras reduções na taxa de juros”, analisa Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos.

GettyImages 2148193287 1
IPC: inflação americana diminui e cresce 0,3% em abril; índice anual atinge 3,4% 2

A inflação nos EUA atingiu o pico de 9,1% ao ano em junho de 2022, impulsionada pela crise da pandemia. Apesar da diminuição subsequente, o índice estagnou nos últimos meses, mantendo-se em torno de 3,5% ao ano. O objetivo do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, é reduzir a inflação para 2%.

O ritmo lento na redução da inflação faz com que o Fed mantenha taxas de juros elevadas nos EUA. Esta política atrai capital para o país e impacta outras nações, como o Brasil, que encontram mais dificuldades para captar recursos externos. A elevação dos juros nos EUA também tem reflexos na redução das taxas de juros no Brasil.

WhatsApp
Facebook
Twitter

Últimas Postagens:

Eleições nos EUA 2024: saiba quais são os nomes cotados pelos democratas para substituir Biden se ele desistir da disputa

O debate entre Joe Biden e Donald Trump na quinta-feira (27) confirmou os temores democratas sobre o desempenho do presidente. Diversos senadores do partido pressionam pela escolha de um novo candidato para a eleição de novembro. Apesar de vencer as primárias, Biden ainda não foi oficialmente nomeado, deixando espaço para outra escolha na Convenção Nacional Democrata de 2024 em Chicago.

Leia mais »

Panamá x Estados Unidos: horário e onde assistir ao jogo da Copa América

Na segunda rodada da Copa América 2024, Panamá e Estados Unidos se enfrentarão no Mercedes-Benz Stadium, nesta quinta-feira às 19h. Após uma derrota inicial, o Panamá busca recuperação, enquanto os Estados Unidos, empatados em pontos com o Uruguai, lideram o grupo. A partida, prometendo intensas emoções, será transmitida pela SporTV 2 e coberta ao vivo pela CNN Esportes.

Leia mais »

Tesla imporá multa de R$ 270 mil ou reivindicará participação nos lucros de proprietário que revenda picape de alta performance que atinge 100 km/h em apenas 2,9 segundos.

A Tesla Cybertruck, revelada em 2019, desafia convenções com seu design angular e carroceria de aço inoxidável. Prometendo revolucionar o segmento automotivo, enfrentou atrasos que adiaram sua entrega. As primeiras avaliações sugerem problemas que incluem acabamentos de plástico rígido e bordas cortantes. Apesar das críticas iniciais, a Cybertruck permanece um marco no design automotivo futurista.

Leia mais »

Brasileiro proprietário de clínica estética é detido nos EUA acusado de realizar procedimentos cirúrgicos sem autorização médica.

Adley da Silva, brasileiro de 51 anos e proprietário da Cosmetica Plastic Surgery and Anti-Aging nos EUA, foi detido por realizar cirurgias plásticas sem licença médica. Além dele, três colaboradores também foram presos após denúncias de pacientes com complicações sérias pós-operatórias. A clínica, agora proibida de operar, oferecia procedimentos que variavam de U$ 6,8 mil a U$ 22,9 mil.

Leia mais »