O ciclone Idalia fez landfall na região de Big Bend, na Flórida, próximo a Keaton Beach, logo antes das 8 da manhã desta quarta-feira (30), trazendo consigo uma devastadora tempestade de nível 3. De acordo com o Centro Nacional de Furacões, Idalia alcançou temporariamente a categoria 4 antes de ser reclassificado por volta das 7 da manhã. Apesar da diminuição na intensidade dos ventos, o risco de ondas altas e ventos destrutivos permanece, alertaram os especialistas em clima.
O fenômeno chegou à costa da Flórida com ventos contínuos de até 125 mph. O impacto da tempestade pode se espalhar por aproximadamente 200 milhas ao longo do litoral oeste da Flórida, afetando até a região de Tampa Bay com ondas variando de 12 a 16 pés acima do solo.
O escritório do Serviço Nacional de Meteorologia em Tallahassee emitiu avisos para os habitantes sobre áreas que “podem se tornar inabitáveis por um longo período, que pode variar de semanas a meses”, em decorrência dos estragos provocados pelo ciclone.