O debate entre Joe Biden e o oponente Donald Trump na quinta-feira (27) confirmou os temores dos democratas sobre o desempenho do presidente. Diversos senadores do partido já estão pressionando pela escolha de um novo candidato para a eleição de novembro.
Apesar de ter vencido as primárias democratas no início deste ano, Biden ainda não foi oficialmente nomeado como candidato do partido à presidência, o que deixa espaço para a escolha de outro candidato. A nomeação oficial do partido ocorrerá na Convenção Nacional Democrata de 2024 em Chicago, entre 19 e 22 de agosto. Nesse evento, os candidatos devem obter a maioria dos delegados.
Kamala Harris
Atual vice-presidente de Joe Biden, Kamala Harris não se tornaria automaticamente a candidata democrata para 2024 se Biden decidir renunciar à candidatura. No entanto, isso torna a escolha de Harris a mais óbvia.
A democrata poderia ser favorecida por já fazer parte do governo atual e da chapa democrata, o que pode ser visto como uma continuidade natural do mandato de Biden. Sua atuação durante o governo, no entanto, enfrenta críticas por falta de destaque e por ter uma popularidade relativamente baixa entre o público americano.
Mesmo que Harris consiga a nomeação do partido, ela ainda precisaria escolher um candidato próprio à vice-presidência, o que poderia gerar uma disputa entre as futuras estrelas do partido para compor sua chapa.
Se eleita, Kamala Harris seria a primeira mulher a assumir a presidência dos EUA.