O feijão tropeiro é um prato típico da culinária mineira, que tem como base o feijão, farinha de mandioca, linguiça, torresmo e ovos. O prato surgiu nos tempos da colonização, quando tropeiros percorriam as estradas de Minas Gerais vendendo mercadorias e precisavam preparar uma comida rápida e nutritiva para se alimentarem durante as viagens.
Origem e curiosidades
A origem do feijão tropeiro remonta ao século XVIII, quando tropeiros vindos do sul de Minas Gerais passavam pelas regiões montanhosas do estado, carregando mercadorias. Para se alimentarem durante as longas jornadas, eles preparavam uma comida que fosse prática, saborosa e que fornecesse energia para continuar a viagem.
A receita do feijão tropeiro varia de região para região, e cada cozinheiro tem a sua própria versão. Na cidade de Ouro Preto, por exemplo, é comum acrescentar couve picada e pedaços de carne de porco ao prato, enquanto em outras cidades o feijão é servido acompanhado de arroz.
Uma curiosidade sobre o feijão tropeiro é que ele é considerado um prato completo, pois contém todos os nutrientes necessários para uma refeição balanceada: proteínas, carboidratos, gorduras e fibras. Além disso, é uma comida bastante econômica e fácil de preparar, o que fez com que se tornasse um dos pratos mais populares de Minas Gerais.
Receita de feijão tropeiro
Ingredientes:
- 500g de feijão carioquinha;
- 200g de toucinho defumado em cubinhos;
- 200g de linguiça calabresa em rodelas;
- 2 cebolas picadas;
- 3 dentes de alho picados;
- 1 xícara de chá de farinha de mandioca;
- 3 ovos cozidos e picados;
- Cheiro-verde a gosto;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Cozinhe o feijão até que fique macio. Escorra a água e reserve.
Em uma panela, frite o toucinho até que esteja crocante. Adicione a linguiça e frite por mais alguns minutos, até que esteja dourada.
Acrescente a cebola e o alho e refogue até que fiquem dourados.
Adicione o feijão cozido e refogue por mais alguns minutos.
Acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre, até que o feijão fiq
ue bem envolvido e a farofa fique úmida.
Adicione os ovos cozidos e o cheiro-verde. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Sirva quente, acompanhado de arroz branco e salada de couve.
O feijão tropeiro é um prato delicioso e fácil de preparar, que pode ser servido em diversas ocasiões. Experimente fazer em casa e surpreenda sua família e amigos com todo o sabor da culinária mineira.