Na manhã desta sexta-feira, 1º de novembro, partiu de Alexandria, nos Estados Unidos, uma nova operação organizada pelo governo norte-americano para repatriar dezenas de brasileiros deportados daquele país ao Brasil.
Conforme informações do Departamento de Segurança Interna dos EUA, esses voos de deportação têm como objetivo devolver aos seus países cidadãos que violaram as leis de imigração americanas. Os deportados incluem principalmente aqueles que entraram ilegalmente nos Estados Unidos, não receberam permissão para permanecer, foram condenados por delitos, e/ou foram considerados uma ameaça à segurança nacional.
Nesta 13ª operação de deportação do ano, o modelo de aeronave Airbus A320 voltou a ser utilizado. Dos sete primeiros voos do ano, todos ocorreram com essa aeronave, enquanto os cinco voos seguintes foram realizados com o Airbus A321, um jato de maior capacidade (capacidade para 180 e 224 passageiros, respectivamente).
Como apontado anteriormente pelo AEROIN, a realização deste 13º voo logo no início do mês sugere a possibilidade de novembro contar com duas operações de deportação, como ocorreu nos meses de agosto e outubro. Em grande parte de 2024, a média foi de um voo por mês.
O avião, que novamente partiu de Alexandria, fará paradas de reabastecimento no Panamá e em Manaus (AM), com previsão de chegada ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). O voo pode ser acompanhado em tempo real na plataforma AirNav RadarBox. Abaixo do rastreamento, estão disponíveis mais informações sobre a operação, incluindo horários de pousos e decolagens.
O avião utilizado nesta operação é o Airbus A320 de matrícula N276GX, operado pela companhia norte-americana Global Crossing Airlines, conhecida como Global X, que tem realizado todos os voos de deportação deste ano. O voo foi designado GXA-6160.
De acordo com a programação, que tem sido padrão em todos os voos de deportação, o A320 deve aterrissar no Aeroporto Internacional de Manaus por volta das 14h15 e decolar novamente às 15h15, no horário local. O pouso em Confins está previsto para aproximadamente 20h00.
O voo de retorno, com o código GXA-6161, deve ocorrer no sábado, 21 de setembro, com decolagem prevista de Minas Gerais para às 11h00. Em Manaus, os horários programados para pouso e decolagem são 13h50 e 14h50, respectivamente.
Este é o 13º voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos neste ano. De acordo com dados do pesquisador Ricardo Morgan, que monitora, fotografa e registra a movimentação de aeronaves no Aeroporto de Confins, a última operação, em 18 de outubro, trouxe ao Brasil 100 brasileiros, somando 1.454 deportados em 2024 e 10.733 desde o início das operações de repatriação, que tiveram início em 2019.