Crescente Preocupação com Intoxicação Em Massachusetts, médicos estão alertando sobre o grande perigo dos remédios para emagrecer injetáveis, que se tornaram populares no país. Há uma preocupação crescente com a intoxicação por excesso de uso desses medicamentos.
Aumento Alarmante de Casos de Overdose
Os centros americanos de envenenamento registraram um aumento impressionante de 1.500% nas ligações por overdose devido às novas drogas disponíveis no mercado.
Disparada na Procura por Semaglutida
Os injetáveis de semaglutida, conhecidos comercialmente como Ozemoic e Wegovy, viram uma procura explosiva no último ano. Originalmente usados para tratar diabetes tipo 2, esses medicamentos também são eficazes na perda de peso, o que levou a um consumo desenfreado nos Estados Unidos.
Relatório do Centro de Informação Anti-Venenos
De janeiro a novembro, o centro de informação anti-venenos dos Estados Unidos reportou quase 13.000 chamadas envolvendo sinais de overdose de semaglutida. Isso representa um aumento de mais de 15 vezes desde 2019.
Causas do Aumento de Intoxicação
Especialistas apontam que a automedicação e o uso incorreto, como pessoas utilizando versões genéricas ou dosagens compostas, estão por trás desse aumento de casos de intoxicação. Esses remédios devem ser tomados apenas uma vez por semana, mas há relatos de pessoas tomando-os diariamente ou várias vezes na semana.
Riscos e Sinais de Overdose
Os médicos estão enfatizando os perigos desses medicamentos, incluindo o risco de morte. Sinais de overdose desses remédios injetáveis incluem tontura, tremores, calafrios, fraqueza, fadiga, convulsões e confusão mental.