O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) emitiu um alerta urgente para consumidores verificarem seus refrigeradores e congeladores. Milhões de embalagens de carne moída da marca Grand Omara, produzidas em 28 de março de 2024, estão sendo recolhidas devido à suspeita de contaminação por E. coli. Este lote de carne, com data de validade até 22 de abril de 2024, foi distribuído a restaurantes e supermercados em todo o país.
O Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS) do USDA enfatiza a gravidade da situação, alertando que os produtos contaminados devem ser descartados ou devolvidos ao local de compra. Até o momento, não há relatos confirmados de doenças, mas os consumidores são aconselhados a ficar atentos a sintomas como desidratação, diarreia sanguinolenta e cólicas abdominais, que geralmente surgem de três a quatro dias após o consumo.
Crianças menores de cinco anos e adultos mais velhos são particularmente vulneráveis a casos graves de E. coli. Qualquer pessoa que apresente esses sintomas deve procurar assistência médica imediatamente. Para dúvidas sobre segurança alimentar, o USDA disponibiliza uma linha direta para auxílio ao consumidor.