Os veículos híbridos são uma opção cada vez mais comum no mercado automotivo e combinam um motor a gasolina com um motor elétrico movido por bateria. A primeira ideia de modelo híbrido ocorreu na Bélgica em 1900, com a ajuda de um motor monocilíndrico que carregava as baterias. Os veículos híbridos são utilizados principalmente em áreas urbanas e tendem a percorrer distâncias mais curtas com paradas frequentes, funcionando principalmente à base de sua bateria em vez de seu motor a gasolina.
Existem três modelos de veículos híbridos: o híbrido em série, em que o motor elétrico é responsável por mover o veículo; o híbrido paralelo, em que o motor a gasolina e o elétrico são conectados separadamente à transmissão; e o micro híbrido, equipado com uma bateria de 48 volts e um motor elétrico. As principais vantagens dos veículos híbridos são o menor consumo de combustível, a baixa emissão de poluentes em comparação com os veículos tradicionais, a travagem regenerativa (que recarrega a bateria sempre que o freio é acionado) e a automatização de partida e parada do motor.
De acordo com um relatório do Boston Consulting Group (BCG), o mercado de veículos elétricos e híbridos alcançará um ponto de inflexão em 2030. A Califórnia, nos Estados Unidos, já anunciou que proibirá a venda de carros com motores a combustão a partir de 2035, dando prioridade total à categoria “emissão zero” para novos veículos. É interessante observar que a necessidade de reduzir as emissões de poluentes está impulsionando o avanço tecnológico no setor automotivo, especialmente em relação à motorização.
Espera-se que a revolução da eletrificação no mercado de automóveis seja gradual até 2025 e, a partir daí, aumente rapidamente rumo ao futuro. Em cinco anos, espera-se que o mercado de carros com motor a combustão interna seja reduzido em até 50%, enquanto o mercado de híbridos e elétricos crescerá. Além da meta de 2035, o estado também tem o objetivo de que todos os ônibus escolares sejam elétricos até 2040.
Essa meta ambiciosa tem sido impulsionada por políticas públicas que incentivam a compra de veículos elétricos e híbridos, como descontos em impostos e programas de incentivo financeiro. Considerando que, a Califórnia tem investido na instalação de estações de carregamento para veículos elétricos em todo o estado, tornando a infraestrutura de carregamento mais acessível para os motoristas.
Outra razão para o aumento da presença de carros híbridos na Califórnia é a crescente consciência ambiental dos consumidores. Muitos californianos estão buscando maneiras de reduzir sua pegada de carbono e proteger o meio ambiente, e a compra de veículos elétricos e híbridos é uma maneira de fazer isso. Por consequência, a tecnologia de carros elétricos e híbridos avançou significativamente desde 2022. Agora existem mais opções de modelos e marcas de veículos elétricos e híbridos disponíveis no mercado, o que torna mais fácil encontrar um carro que atenda às necessidades individuais.