A Apple revelou que sua plataforma de inteligência artificial, a Apple Intelligence, será lançada oficialmente na próxima semana com a atualização do iOS 18.1. Contudo, o acesso aos recursos de IA será limitado por meio de uma lista de espera, na qual os usuários precisarão se inscrever para utilizar a tecnologia. A boa notícia é que existe uma forma de obter acesso antecipado à Apple Intelligence: basta instalar a versão beta do iOS 18.1.
Inicialmente, a Apple Intelligence estará disponível apenas para usuários do iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max e todos os modelos do iPhone 16, e será lançada em inglês. A chegada da versão em português está prevista para 2025. Após a atualização para o iOS 18.1, os proprietários desses dispositivos poderão acessar as configurações do sistema e se inscrever na lista de espera para utilizar as ferramentas de IA da Apple.
Como obter acesso antecipado
Quem deseja evitar a lista de espera pode instalar a versão beta do iOS 18.1, que já inclui a Apple Intelligence. Com a versão beta, é possível entrar na lista de espera imediatamente e acessar os recursos antes do lançamento oficial.
A versão beta, conhecida como “Release Candidate” (RC), é praticamente idêntica à versão final que será disponibilizada ao público, com poucas diferenças de estabilidade. Para instalar a versão beta, os usuários precisam se inscrever gratuitamente no Apple Beta Software Program e seguir as instruções para fazer o download e instalação no iPhone.
Disponibilidade completa da Apple Intelligence
O lançamento do iOS 18.1 marca o início da chegada da Apple Intelligence aos dispositivos compatíveis. A Apple ainda não divulgou detalhes completos sobre os recursos desta primeira fase, mas espera-se que incluam um assistente de textos e resumos automáticos de chamadas.
O iOS 18.2, previsto para dezembro, adicionará recursos como o Genmoji, que usa IA generativa para criar combinações de emojis conforme o comando do usuário, além do aplicativo Image Playground, que permitirá explorar as funcionalidades de IA generativa. Desenvolvedores também poderão usar a tecnologia em novos apps. Além disso, chegarão melhorias na tela de notificações e uma interface reformulada para o aplicativo de e-mail.
Já o iOS 18.3, programado para janeiro de 2025, trará ajustes e correções adicionais, preparando o sistema para a integração total da Apple Intelligence.
Por fim, o iOS 18.4, previsto para o final do primeiro trimestre de 2025, trará a integração completa com a Siri. A assistente virtual receberá sua maior atualização desde seu lançamento, em 2011, tornando-se mais natural e integrada, graças a novos recursos de IA e modelos de linguagem avançados.