Goiás obteve a melhor pontuação do país no ensino médio da rede estadual, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado nesta quarta-feira (14). O estado alcançou 4,8 pontos, atingindo a meta para os anos finais do ensino fundamental e superando a meta para os anos iniciais do ensino fundamental (veja os dados abaixo).
O que é o Ideb?
O Ideb é o índice que avalia a qualidade da educação no Brasil. Ele combina as taxas de aprovação escolar, ou seja, a proporção de alunos que passaram de ano, com as médias de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
ENTENDA: 9° ano do fundamental e 3º do ensino médio tiveram desempenho abaixo da meta de 2021 no Brasil
Governo de Goiás convoca mais de 300 professores aprovados em concurso
Para calcular as notas, os resultados das provas do Saeb são convertidos em uma escala de 0 a 10. Em seguida, a média dessas notas é multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries de cada etapa avaliada (anos iniciais, anos finais e ensino médio), que variam de zero a 100.
O índice é calculado para cada escola, município e estado. Criado em 2007, é divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em anos ímpares. Além disso, o Inep estabeleceu metas para alcançar a média dos países desenvolvidos:
Como mencionado no início da reportagem, Goiás obteve 4,8 pontos no ensino médio. No entanto, o estado não alcançou a última meta do Ideb, estabelecida até 2021, segundo o Ministério da Educação (MEC). Ainda assim, essa foi a maior nota do país no ensino médio da rede estadual, com Espírito Santo e Paraná ocupando o segundo e terceiro lugares, ambos com 4,7 pontos.