Um brasileiro foi indiciado por um grande júri federal em Boston por retornar ilegalmente aos Estados Unidos após deportação.
José Antonio Moreira Martins Desouza, 39, foi indiciado por uma acusação de reentrada ilegal de um estrangeiro deportado e comparecerá ao tribunal federal em Boston em uma data posterior.
Desouza foi colocado sob custódia federal após ter sido preso pela polícia em 22 de maio de 2023 e detido pelo Departamento de Imigração e Alfândega em 26 de junho de 2024. Ele comparecerá ao tribunal federal em Boston em uma data posterior.
De acordo com os documentos de acusação, Desouza foi deportado dos Estados Unidos em 14 de novembro de 2012. É alegado que, em algum momento após sua remoção em novembro de 2012, Desouza retornou ilegalmente aos Estados Unidos. Desouza foi preso em 22 de maio de 2023 e detido.
A acusação de reentrada ilegal de um estrangeiro deportado prevê uma sentença de até 20 anos de prisão, três anos de liberdade supervisionada e uma multa de até $ 250.000. As sentenças são impostas por um juiz do tribunal distrital federal com base nas Diretrizes de Sentença dos EUA e estatutos que regem a determinação de uma sentença em um caso criminal.
O procurador-geral interino dos Estados Unidos Joshua S. Levy e Todd Lyons, diretor do Field Office, Boston, US Immigration and Customs Enforcement’s Enforcement and Removal Operations fizeram o anúncio hoje. O procurador-geral adjunto dos Estados Unidos Luke A. Goldworm, da Major Crimes Unit, está processando o caso.
Os detalhes contidos nos documentos de acusação são alegações. O réu é presumido inocente a menos e até que seja provado culpado além de qualquer dúvida razoável em um tribunal.