O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fala por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden na tarde deta terça-feira (30).
A conversa está marcada para às 15h30 no horário de Brasília. O compromisso foi anunciado primeiro na agenda oficial da Casa Branca.
O tema da ligação não foi divulgado, mas acontece após as eleições na Venezuela, que reelegeram Nicolás Maduro, segundo o Conselho Nacional Eleitoral do país. O resultado questionado por diferentes países.
Brasil e Estados Unidos estão entre os que pediram a relação detalhada de votos na Venezuela. Nos EUA, o secretário de Estado, Antony Blinken, expressou “grave preocupação” com a possibilidade de o resultado não refletir a vontade da população e pediu uma apuração “justa e transparente”.
Já o Brasil, que se aproximou do país vizinho com o governo Lula, também demonstrou cautela na manifestação quanto ao resultado as eleições, afirmando que acompanhava com atenção o processo de apuração e reafirmou o princípio da soberania popular, a ser observado por meio da “verificação imparcial dos resultados”.