O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou à Casa Branca na terça-feira (23) após cinco dias isolado devido a uma infecção por Covid-19.
Joe Biden fará um pronunciamento televisionado do Salão Oval da Casa Branca na noite desta quarta-feira (24) para explicar sua decisão de desistir da candidatura à reeleição. O pronunciamento está previsto para as 21h em Brasília (20h, no horário de Washington).
A última aparição pública de Biden foi na quarta-feira (17), após ser diagnosticado com Covid. Ele ficou isolado em sua casa de praia em Delaware e reapareceu na terça-feira (23).
Biden dará detalhes sobre a desistência da reeleição
Espera-se que Biden esclareça os motivos que o levaram a desistir da candidatura durante seu pronunciamento. Ele afirmou que seu discurso abordará “o que está por vir e como concluirei o trabalho para o povo americano.”
Biden foi de carro até a Base Aérea de Dover, uma viagem de 45 minutos de sua casa. Ao sair do carro, caminhou sozinho, afirmou aos repórteres que estava bem e entrou no avião presidencial após subir as escadas e bater continência.
Kamala Harris recebe apoio e assume posição de pré-candidata
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, ganhou apoio entre líderes democratas e realizou seu primeiro ato como pré-candidata à Presidência dos EUA. Biden anunciou seu apoio a Kamala logo após desistir da corrida eleitoral, afirmando que desistir foi “a coisa certa a fazer” durante um comício na segunda-feira (22).
Pressão e decisão de desistir
Biden enfrentou pressão de membros de seu partido e de outras esferas da sociedade para desistir da reeleição, especialmente após um desempenho desfavorável no debate contra Donald Trump em junho.
Ao chegar a Washington, um repórter perguntou a Biden sobre seu discurso, ao que ele respondeu: “Espere e verá”. Quando questionado sobre o motivo de sua desistência, Biden apenas sorriu e colocou os óculos escuros antes de ir embora.
Biden continua comprometido
Em uma chamada de telefone durante um evento de campanha de Kamala Harris, Biden reafirmou que desistir da reeleição foi “a coisa certa a se fazer”. Ele prometeu continuar engajado na campanha de Kamala e lutar pela democracia, dizendo que faria “qualquer coisa que Kamala pedir ou precisar”.
Biden descreveu servir como presidente como “a maior honra de sua vida” e afirmou que, apesar de sua intenção inicial de buscar a reeleição, acredita que é do melhor interesse de seu partido e do país focar em cumprir seus deveres como presidente pelo restante de seu mandato.