Um apagão cibernético está causando atrasos em voos e prejudicando serviços bancários e de comunicação globalmente nesta sexta-feira (19). A falha, ligada a sistemas Windows da CrowdStrike, uma fornecedora de segurança digital, foi solucionada pela Microsoft, mas problemas residuais persistem. Não há indícios de ataque hacker. Companhias aéreas como American Airlines, United e Delta paralisaram voos, enquanto a JetBlue opera normalmente. No Brasil, apps bancários estão fora do ar e bolsas de valores enfrentam intercorrências. O CEO da CrowdStrike pediu desculpas publicamente.
No Brasil, o Aeroporto de Viracopos confirmou impacto na Azul Linhas Aéreas, enquanto outros aeroportos não registram problemas significativos. A CrowdStrike reconheceu falhas relacionadas ao sensor “Falcon” em sistemas Windows, causadas por uma atualização de software de terceiros. Voos em grandes aeroportos europeus e asiáticos enfrentam atrasos, com check-ins sendo realizados manualmente em alguns casos.
No Reino Unido, o serviço de trem disse que foi afetado e pode enfrentar cancelamentos. Sistemas de computadores do serviço público de saúde caíram, como o de agendamento de consultas e o de farmácias.
Na Alemanha, cirurgias eletivas foram canceladas em dois hospitais.
No continente africano, um dos maiores bancos da África do Sul anunciou que enfrenta problemas, com todos os serviços afetados nacionalmente.