Mais de um milhão de clientes no Texas ficaram sem energia na tarde de terça-feira (28), quando tempestades poderosas trouxeram mais uma rodada de clima severo para o estado, que ainda se recupera de uma série quase ininterrupta de tempestades destrutivas e mortais nas últimas semanas. Fortes tempestades de granizo atingiram o norte do Texas na terça-feira, enquanto grande parte dos EUA tenta se recuperar de uma série de tornados, que matou pelo menos 25 pessoas durante o fim de semana do feriado de Memorial Day.
As tempestades descarregaram rajadas de vento com força de furacão na área de Dallas, com o Aeroporto Internacional de Dallas Fort Worth registrando uma rajada de 124 km/h na madrugada de terça-feira. As mesmas tempestades danosas que atravessaram Dallas atingiram Houston com ventos de força de furacão. O Aeroporto Intercontinental George Bush de Houston registrou uma rajada de 121 km/h.
Os cortes de energia começaram a aumentar na manhã de terça-feira na área de Dallas e se estenderam para o sul com as tempestades à medida que avançavam pelo estado, de acordo com o PowerOutage.us. Centenas de milhares de interrupções levaram as autoridades a emitir uma declaração de desastre, alertando que os cortes podem durar dias.
Essas tempestades chegaram enquanto alguns residentes ainda lamentam por pelo menos sete pessoas que morreram no estado durante tempestades violentas no fim de semana do Memorial Day. No total, 25 pessoas, incluindo quatro crianças, foram mortas em cinco estados quando tempestades atingiram o centro dos EUA durante o feriado, e várias comunidades estão enfrentando perdas significativas de casas e negócios.