A onda migratória de milionários para a Flórida, oriundos de Nova York e outros estados, impulsionou uma demanda sem precedentes por profissionais de limpeza nos bairros mais sofisticados do estado, particularmente em Palm Beach. A falta de mão de obra especializada para residências de alto padrão e estabelecimentos hoteleiros resultou em elevação dos salários horários. “Estou no ramo de recrutamento há três décadas e nunca presenciei uma situação similar,” relatou April Berube, fundadora da The Wellington Agency, em declaração à CNBC.
De acordo com Berube, além dos profissionais de limpeza, mordomos, babás, chefs pessoais, motoristas e seguranças em Palm Beach e no sul da Flórida estão recebendo remunerações elevadas, muitas vezes superiores a $150 mil por ano, em meio a intensas competições entre donos de mansões.
A carência mais notável é a de empregadas domésticas. Com a recente migração de milionários para a região, que adquiriram grandes propriedades, surgiu a necessidade urgente de pessoal para manutenção desses espaços. A competição por empregados de limpeza estende-se também a hotéis, resorts e corporações. O salário médio para empregadas domésticas aumentou de cerca de $25 por hora em 2020 para $45 ou $50 por hora, segundo algumas agências.
Em Palm Beach, empregadas domésticas com experiência em residências luxuosas estão recebendo entre $120 mil e $150 mil anualmente, além de benefícios como planos 401(k), cobertura de saúde e horas extras. “Para as empregadas, é excelente,” comentou Berube. “Para nós, é extremamente desafiador. Há uma escassez crítica.”
Melissa Psitos, fundadora da Lily Pond Services, relatou que um cliente na Flórida inicialmente ofereceu $75 mil anuais para uma empregada doméstica. No fim, concordaram com $110 mil, um valor considerado razoável para o mercado atual. Empregadas domésticas sênior, que frequentemente coordenam equipes de outras empregadas e lavadeiras, podem obter ainda mais. Psitos conhece uma líder de equipe doméstica em Palm Beach que recebe $250 mil anuais, incluindo horas extras, e acompanha a família em viagens pelas suas diversas residências. “Simplesmente falta pessoal,” ela afirmou.
As rivalidades entre proprietários abastados se tornaram frequentes. Agências de emprego estão divulgando anúncios de “Precisa-se” por toda a internet e em West Palm Beach. E os clientes demonstram frustração. “Inicialmente, eles reagem com espanto e dizem, ‘De forma alguma pagarei isso,’” contou Berube. “É até constrangedor para mim citar os preços. Mas quando tentam contratar alguém por um valor menor, com menos experiência, geralmente retornam admitindo, ‘Aprendi a lição. Estamos dispostos a investir na experiência.’”
Berube enfatiza que as empregadas domésticas que atendem a esse público precisam de competências muito específicas — desde saber se mover discretamente e sem serem percebidas pela casa, até limpar minuciosamente antiguidades, prataria e obras de arte, além de lavar e passar roupas de linho fino adequadamente. “Existem ferramentas e habilidades especializadas necessárias para trabalhar em residências de luxo,” ela explicou.
Berube revelou que, diante da escassez de candidatas qualificadas, está considerando abrir uma escola para ensinar habilidades de limpeza de alta qualidade e formar mais empregadas domésticas. “Eu adoraria fazer isso, mas não tenho tempo, já que estamos ocupados tentando recrutar pessoal,” finalizou.