TRUCKEE, Calif. — Uma tempestade primaveril no fim de semana que encharcou a área da Baía de São Francisco e fechou estradas nas montanhas do norte da Califórnia também estabeleceu um recorde de neve para um único dia na temporada, no domingo, na Sierra Nevada.
O sistema de mau tempo já havia deixado o estado até a manhã de domingo, mas as autoridades alertaram que as estradas permaneceriam escorregadias depois que cerca de dois pés (60 centímetros) de neve caíram em algumas áreas da Sierra.
“Alguém tinha no seu bingo de inverno que o dia mais nevado da temporada 2023/2024 seria em maio?” perguntou o Laboratório Central Sierra Snow da Universidade da Califórnia, Berkeley, na plataforma social X.
Os 67 centímetros de neve caídos no domingo superaram o segundo dia mais nevado da temporada, 3 de março, por 6,6 centímetros, segundo o laboratório.
Além disso, condições de direção perigosas no sábado levaram ao fechamento de várias estradas perto do Lago Tahoe, incluindo a Interstate 80 sobre o Donner Summit.
Advisories de enchente foram emitidos para partes da Baía, onde até 2,5 centímetros de chuva caíram enquanto as temperaturas caíram para cerca de 5 graus Celsius, informou o Serviço Nacional de Meteorologia. Rajadas de vento de até 64 km/h foram reportadas no sábado perto de São Francisco.
A tempestade trouxe chuva leve e ventos fortes para o sul da Califórnia.
Condições mais secas e mais quentes eram esperadas ao longo da semana.