O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lançou nesta terça-feira (25/4) sua candidatura para buscar um segundo mandato na Casa Branca em 2024. A declaração foi feita em um vídeo de campanha publicado online.
Biden, que foi eleito em 2020, derrotando o republicano Donald Trump, disse que está confiante em sua gestão e que quer continuar trabalhando pelos interesses do povo americano. Ele destacou as conquistas de seu governo na área da saúde, da economia, do meio ambiente e da diplomacia, e afirmou que ainda há muito a fazer para enfrentar os desafios do século XXI.
O anúncio de Biden pode colocá-lo novamente em confronto com Trump, que já manifestou a intenção de concorrer às primárias do Partido Republicano. O ex-presidente, que não reconheceu a derrota nas eleições de 2020 e incentivou a invasão ao Capitólio em janeiro de 2021, ainda tem uma base fiel de apoiadores e pode ser um adversário difícil de vencer.
As eleições presidenciais nos EUA estão marcadas para novembro de 2024. Antes disso, os partidos realizam as primárias, que são eleições internas para escolher o candidato oficial de cada sigla. Biden deve ter o apoio da maioria dos democratas, mas pode enfrentar alguma oposição dentro do próprio partido, especialmente dos setores mais progressistas.
Biden é o presidente mais velho da história dos EUA e, se for reeleito, completará 86 anos no final do seu segundo mandato. Ele disse que se sente bem de saúde e que tem energia para continuar liderando a nação mais poderosa do mundo.