O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos lançou um alerta de saúde para viajantes planejando visitar o Brasil, destacando um preocupante aumento nos casos de dengue no país. Este alerta coloca o Brasil no nível 1 de saúde de viagens para dengue, enfatizando a necessidade de precauções habituais para evitar a doença. Adicionalmente, uma atenção especial é voltada para os estados do Amazonas e Acre, onde surtos da febre Oropouche estão em curso.
Dados Alarmantes e Precauções Recomendadas
De acordo com o Ministério da Saúde brasileiro, o país registrou um alarmante total de 920.427 casos prováveis de dengue, resultando em 184 mortes. Minas Gerais lidera o número de casos, seguido de perto por São Paulo. A embaixada dos EUA no Brasil aconselha turistas a evitar áreas com água parada e a buscar assistência médica ao apresentar sintomas da doença. Além disso, recomenda-se o uso de repelente, o uso de roupas que cubram braços e pernas em ambientes externos, e dormir em locais protegidos por ar-condicionado ou telas mosquiteiras.
Pesquisas e Orientações
Um estudo da Universidade Federal de Goiás revelou que o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, pode transmitir o vírus verticalmente, ou seja, de mãe para filho no momento do nascimento. Isso aponta para uma complexidade maior no controle da disseminação da doença.
Os viajantes interessados em obter mais informações sobre como se proteger durante a viagem ao Brasil são encorajados a visitar o site do CDC. Caso apresentem sintomas preocupantes, é crucial procurar assistência médica imediatamente.
Durante uma recente visita ao Brasil, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, comentou sobre o surto, inserindo-o no contexto de um aumento global dos casos de dengue. No último ano, foram registrados 5 milhões de casos e 5 mil óbitos em mais de 80 países, segundo dados da OMS.