O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos emitiu um alerta sobre um aumento preocupante nos casos de COVID-19 no país. Este crescimento é atribuído à queda das temperaturas com a chegada do inverno, um período que favorece a atividade viral e diminui a imunidade das pessoas.
A Nova Subvariante JN.1 e Seu Impacto
O aumento de 20% nas contaminações é provocado pela nova subvariante do coronavírus, a JN.1. Segundo o CDC, essa cepa é agora a mais prevalente nos Estados Unidos, dominando especialmente as infecções no nordeste do país. Estima-se que a JN.1 seja responsável por cerca de um terço das novas contaminações entre o final de novembro e meados de dezembro.
Riscos Aumentados com Viagens e Reuniões de Fim de Ano
Há uma preocupação crescente de que a JN.1 possa ganhar ainda mais impulso com as viagens e reuniões de fim de ano. Este cenário potencializa o risco de uma maior disseminação do vírus, aumentando a urgência de medidas preventivas.
Baixa Procura por Vacinas: Um Desafio Adicional
Um aspecto alarmante destacado pelas autoridades é a baixa procura por vacinas de combate à COVID-19. Até 9 de dezembro, apenas cerca de 18% dos adultos nos Estados Unidos haviam recebido a vacina atualizada. Este fato representa um desafio significativo na luta contra a pandemia, enfatizando a necessidade de aumentar a conscientização e a adesão à vacinação.