Crescimento de Casos em Pessoas Não Fumantes Um dado preocupante: o número de casos de câncer de pulmão em pessoas não fumantes nos Estados Unidos está aumentando, especialmente entre mulheres. Cerca de 20% dos casos diagnosticados são de indivíduos que nunca fumaram. Este ano, quase 250.000 americanos serão diagnosticados com a doença.
Declaração do Presidente Biden
Em um discurso, o presidente Biden destacou que o câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer entre homens e mulheres. No entanto, ele não mencionou que a doença está afetando de forma desproporcional aqueles que não são fumantes, principalmente mulheres.
Dados da Women’s Health Access
De acordo com a organização Women’s Health Access, o câncer de pulmão feminino disparou 84% nos últimos 42 anos, e aproximadamente 20% das pacientes nunca fumaram. A doença em pessoas sem o vício do tabagismo geralmente está relacionada a poluição, histórico familiar e exposição passiva à fumaça do cigarro.
Desafio do Diagnóstico Tardio
A alta taxa de mortalidade do câncer de pulmão está frequentemente ligada ao diagnóstico tardio. Muitos pacientes demoram a apresentar sintomas, o que torna crucial a realização de check-ups periódicos e a atenção a sinais que podem passar despercebidos.
Insights de Paulo Correa, Pneumologista
Paulo Correa, um renomado pneumologista, explica que o câncer de pulmão pode se manifestar de diferentes formas. O câncer mais central geralmente se apresenta como tosse, enquanto o câncer mais periférico, como o adenocarcinoma (comum entre não fumantes), pode ser mais insidioso, com sintomas como mal-estar, febre e emagrecimento. Ele enfatiza a importância da prevenção e check-ups respiratórios regulares para detecção precoce.