A Administração federal, responsável por aprovar tratamentos médicos nos Estados Unidos, revelou uma descoberta preocupante. Um novo relatório das autoridades alerta que uma terapia para câncer, inicialmente aprovada como uma promessa de salvar vidas, pode, na verdade, provocar a própria doença.
Terapia CART Aprovada em 2017 sob Escrutínio
A terapia CART, aprovada em 2017 nos Estados Unidos, envolve a remoção de um tipo específico de célula sanguínea branca do paciente. Geralmente aplicado após tratamentos convencionais, como quimioterapia ou radiação intensa, esse tratamento é considerado uma última esperança para muitos pacientes com câncer sanguíneo.
Muitos especialistas afirmam que os tratamentos CART têm salvo vidas, beneficiando milhares de pacientes diagnosticados com câncer de sangue. No entanto, a Administração Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) revela que os benefícios podem ser acompanhados de riscos.
Riscos Revelados pela FDA
De acordo com a FDA, a terapia CART, apesar de seus benefícios conhecidos, pode causar o ressurgimento da doença nos pacientes. Nesta semana, a instituição de saúde divulgou que recebeu pelo menos 19 relatórios de novos casos de câncer de sangue em pacientes que passaram por esse tratamento. Uma equipe da FDA está atualmente analisando esses casos para fornecer detalhes adicionais em breve.