AUSTIN, Texas – Na segunda-feira (23), a câmara dos deputados do Texas aprovou um plano de investimento de $1.5 bilhão em muros e barreiras para restringir a travessia de imigrantes na fronteira com o México. A medida, conhecida como House Bill 6, foi aprovada no comitê por 14 votos a 9 e agora segue para votação no plenário.
Se ratificado, os fundos serão destinados à construção de 50 milhas (80,6 km) de muros, portões e cercas visando combater a imigração ilegal. Estas estruturas serão adicionadas às 40 milhas (65 km) de muro previamente planejadas. Em destaque, em agosto, o Texas implantou dez milhas de cerca de aço em diversas seções da fronteira.
Jacey Jetton, deputado republicano e autor da proposta, argumenta que a medida é uma resposta urgente ao fluxo descontrolado de imigrantes. “Acredito que os que apoiaram este projeto desejam uma fronteira mais segura e concordam com os investimentos voltados à nossa proteção”, afirmou Jetton.
O departamento de Homeland Security relata que, no ano fiscal de 2023 – de outubro de 2022 a setembro de 2023 – aproximadamente 2 milhões de estrangeiros foram detidos na fronteira sul.
No entanto, a iniciativa enfrenta resistência. Legisladores democratas argumentam que o investimento é excessivo e de impacto limitado. David Stout, commissioner democrata e líder da Texas Border Coalition, declarou: “Considero essa construção um desperdício de recursos públicos. Se fosse eficiente, não testemunharíamos o grande volume diário de travessias”.
Recentemente, o governo federal confirmou a suspensão de 26 normas ambientais visando a instalação de barreiras no condado de Starr, Texas. Naquela ocasião, o presidente Joe Biden enfatizou que, embora os recursos estivessem alocados para tal propósito, ele não vê muros e cercas como a resposta adequada à crise imigratória.
Fonte: acheiusa (Com informações adicionais do Texas Tribune)