Hollywood, Califórnia – O maior festival de cinema brasileiro da Costa Oeste dos Estados Unidos, o Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), está prestes a começar sua 16ª edição. Este evento de quatro dias, de 23 a 26 de [mês], reúne uma constelação de estrelas brasileiras e celebridades em Hollywood. Entre os participantes confirmados, destacam-se a atriz Sophie Charlotte e seu marido, o ator Daniel de Oliveira, que atuam juntos no filme “O Rio do Desejo” e também estrelam “Meu Nome É Gal,” que encerrará o festival.
O festival contará com a presença de outros talentosos artistas brasileiros, como Ronan Horta, que participa da competição com dois filmes: “O Último Animal” e “Horizonte.” Gabriel Braga Nunes também marca presença com “Angela,” um filme que aborda um dos casos mais notórios de feminicídio no Brasil. Outros nomes conhecidos que prometem prestigiar o evento incluem Marco Pigossi, Samantha Schmütz, Maria Gal, Edmilson Filho e Marcos Frota.
O LABRFF deste ano ocorrerá no The Culver Theater, situado nas proximidades de grandes estúdios de cinema, como Amazon Studios, Sony Pictures e Apple Studios.
Homenagem a Lupicínio Rodrigues e Destaques da Programação
Uma das atrações especiais deste ano é o documentário “Lupicínio Rodrigues, Confissões de um Sofredor,” dirigido por Alfredo Manevy, que revela como o samba “Se acaso você chegasse” integrou a trilha sonora de um filme americano indicado ao Oscar em 1945, sem que Lupicínio Rodrigues recebesse crédito. O filho do compositor receberá um troféu em nome do pai durante a noite de abertura.
Durante os quatro dias do LABRFF, serão exibidos 23 longas-metragens, entre ficção e documentários, e 22 curtas-metragens. O festival se inicia com o drama “Vermelho Monet,” escrito e dirigido por Halder Gomes. O filme apresenta um habilidoso pintor interpretado por Chico Díaz, que busca recomeçar sua vida após sair da prisão e se envolve com uma marchand ambiciosa e uma atriz internacional enfrentando uma crise criativa.
Destacando-se na programação está “Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz,” dirigido por Gustavo Fernandez, que é uma cinebiografia espírita estrelada por Danton Mello e Juliana Paes. O filme conquistou uma audiência significativa nos cinemas brasileiros no ano passado.
Outro filme a ser destacado é “Angela,” dirigido por Hugo Prata, que narra o assassinato da socialite mineira Angela Diniz pelo seu companheiro possessivo Doca Street na década de 70, um caso que gerou o movimento feminista “Quem Ama Não Mata.”
No campo dos documentários, “Sinfonia de um Homem Comum,” dirigido por José Joffilly, lança luz sobre a vida do diplomata brasileiro José Maurício Bustani, que atuou como diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e tentou evitar a invasão do Iraque pelos Estados Unidos.
Noite de premiação
A noite de premiação ocorrerá na quinta-feira, após a estreia do filme “Meu Nome é Gal,” dirigido por Dandara Ferreira e Lô Politi, estrelado por Sophie Charlotte. Antes disso, será exibida a biografia musical “Nosso Sonho,” dirigida por Eduardo Albergaria, que traça a trajetória da dupla Claudinho & Buchecha, ícones do funk melody brasileiro.
Além do troféu LABRFF, o festival oferecerá o prêmio “Edna Fuji,” de incentivo a novos talentos, bem como prêmios da Mistika no valor de mais de R$ 25 mil e oportunidades de distribuição em parceria com a O2 Play.
O 16º LABRFF é patrocinado e conta com o apoio de diversos parceiros, incluindo a City of Culver City, AG Immigration, JAMM Cigar, Consulate of Brazil in Los Angeles, The Los Angeles Film School, Pali Hotel, Stella Artois, Canal Brasil, Mistika, Naymovie, O2Play, Copa Airlines, The Culver Theater, Audio Porto, Festival de Vassouras, Ubatuba Açai, Supermercado Brasil, Pimenta Catering, Darcio Hair Studio, T. PR, Flavia Fusco Comunicação, Soul Brasil Magazine e QCE Podcast. Mais informações e ingressos podem ser encontrados no site oficial do festival em www.labrff.com.