Nova Regra Entrará em Vigor na Próxima Semana; Famílias de Longa Data Serão Priorizadas O prefeito Eric Adams anunciou uma nova política que limitará o tempo que as famílias de imigrantes recém-chegadas a Nova York poderão permanecer em abrigos na cidade. A medida visa abordar a atual crise imigratória enfrentada pela metrópole. Com a cidade abrigando atualmente 64 mil estrangeiros, o prefeito enfatizou a necessidade de mais recursos do governo federal para aumentar a capacidade de acolhimento. Enquanto aguarda essa assistência, a cidade implementará a nova regulamentação, que entrará em vigor na próxima semana.
Redução do Prazo e Preocupações Crescentes
A partir da data da implementação da nova regra, os imigrantes recém-chegados terão no máximo 60 dias para permanecer em abrigos da cidade. Famílias que já estão abrigadas há mais tempo serão as primeiras a serem despejadas. De acordo com estatísticas divulgadas pela prefeitura, mais de 126 mil imigrantes chegaram a Nova York no último ano, dos quais 64 mil já estão alojados em abrigos municipais. Essa mudança gera preocupações entre ativistas, que temem que a nova regra possa levar milhares de pessoas, incluindo crianças matriculadas em escolas, a se tornarem moradores de rua.
Novo Abrigo em Brooklyn
Além disso, a prefeitura anunciou a abertura de um novo abrigo destinado a atender 500 famílias de estrangeiros acompanhados por crianças. O Floyd Bennett Field, localizado no Brooklyn, será o novo local de acolhimento e promete oferecer maior privacidade às famílias. No entanto, críticos da medida alertam que essa nova política dos 60 dias e a abertura do novo abrigo em Brooklyn podem interromper o acesso de centenas de crianças à educação. Isso resultará na necessidade de mudanças de escolas, gerando potencial caos para famílias já fragilizadas, como observado pela ONG The Legal Aid Society.
(Fonte: acheiusa)