As bolsas de Nova York encerraram a segunda-feira, 9 de outubro, em território positivo, impulsionadas pelas declarações do vice-presidente do conselho do Federal Reserve (Fed), Philip Jefferson. O mercado norte-americano estava sob pressão devido aos desdobramentos do conflito entre o Hamas e Israel.
Resultados das Principais Bolsas
- O índice Dow Jones fechou o dia com um ganho de 0,59%, alcançando os 33.604,65 pontos.
- O S&P 500 registrou um aumento de 0,63%, encerrando o pregão em 4.335,66 pontos.
- O Nasdaq apresentou uma alta de 0,39%, atingindo os 13.484,24 pontos.
Feriado do Dia de Colombo
O volume de negociações foi limitado devido ao feriado do Dia de Colombo, o que manteve o mercado de Treasuries fechado. Durante a maior parte do dia, as bolsas operaram em território negativo, devido à aversão ao risco relacionada aos conflitos geopolíticos entre os militantes do Hamas e as forças israelenses.
Steve Sosnick, estrategista-chefe da Interactive Brokers, comentou: “Os mercados de ações geralmente não se destacam na precificação de grandes eventos geopolíticos. Não é o seu ponto forte.” O temor de que o conflito pudesse afetar a produção de energia resultou em um aumento nos preços do petróleo e do gás natural em todo o mundo, impulsionando um ganho de 3,44% no setor de energia do S&P 500, que superou seus pares e contribuiu para o desempenho positivo das bolsas. As ações da Chevron subiram 2,79%, enquanto a ExxonMobil registrou um aumento de 3,43%, seguindo o aumento dos preços do petróleo. No entanto, as companhias aéreas enfrentaram dificuldades devido ao alto preço da commodity, com a Delta Air Lines caindo 4,68% e a American Airlines registrando uma queda de 4,08%.
Declarações de Philip Jefferson
De acordo com o banco ANZ, o apetite pelo mercado de ações melhorou após Philip Jefferson enfatizar que o núcleo da inflação nos Estados Unidos continuará desacelerando e que os dirigentes do Fed precisarão “prosseguir com cautela”. Ele também mencionou que levará em consideração o nível dos juros dos Treasuries, que recentemente aumentaram, nas próximas reuniões de política monetária. Vale ressaltar que Jefferson possui direito a voto nas decisões do Fed.
Fonte: Exame