loader image

A incerteza da proeminência do dólar americano como moeda de reserva mundial

WhatsApp
Facebook
Twitter

Se você pensar um pouco sobre isso, provavelmente poderá reconhecê-lo também. Isto é, uma época em que você assumiu que algo era certo – que nunca mudaria – mas então mudou. E você teve que mudar toda a sua perspectiva. Pode ser presumir que você sempre terá um determinado emprego ou uma certa pessoa em sua vida. Inevitavelmente, a vida nos ensina que não há promessa de hoje no futuro e, mais ainda, que ficar curioso pode ajudar a evitar algumas suposições de “para sempre”. 

A mesma coisa acontece nos mercados. Os participantes do mercado e as empresas podem presumir que certas coisas não mudarão. Quando finalmente o fazem, surgem surpresas e grandes movimentos. Uma suposição de que as taxas de juros seriam baixas para sempre acabou resultando em problemas de capital do banco quando as taxas subissem, por exemplo. 

Portanto, toda a conversa recente sobre o dólar americano perdendo sua proeminência é, em muitos aspectos, boa. Questionar seu status é saudável e significa que há menos suposições de que funcionará da maneira que funcionou indefinidamente. Então, seu domínio, como moeda de reserva mundial*, diminuirá para uma posição minoritária?

Eu pessoalmente não descarto isso a longo prazo. Poderia em algum momento, muitos anos a partir de agora. As moedas tendem a ter períodos muito longos de dominância, de modo que, quando começam a cair, isso acontece durante um período de tempo – não repentinamente. E eles precisavam de um substituto óbvio. 

Para algum contexto, abaixo está a mudança estimada no status da moeda de reserva nos últimos quase seis séculos. Cada status durou entre 80-110 anos. Os EUA estão com 102 anos e contando.

WhatsApp
Facebook
Twitter

Últimas Postagens:

Falta de Mão de Obra na Europa: Vagas de Emprego com Salários Altos e Benefícios Atrativos, mas Escassez de Profissionais Qualificados

Quer trabalhar na Europa? Oportunidades estão disponíveis para brasileiros em ciências da saúde, gerenciamento de produção e previsão operacional. Países como a Irlanda oferecem salários competitivos e uma alta demanda por profissionais qualificados. Aproveite essas vagas para construir uma carreira estável e bem remunerada no exterior.

Leia mais »

Trabalhando nos Estados Unidos

Muitos não-cidadãos desejam trabalhar nos Estados Unidos. Esta página resume as classificações de vistos de imigrantes e não-imigrantes baseados em emprego. Empregadores podem apresentar petições ao USCIS para trabalhadores temporários. Candidatos com habilidades e experiência adequadas podem buscar um visto de imigrante baseado em emprego. Para mais informações, visite a página correspondente no site do Departamento de Estado dos EUA.

Leia mais »

Home Office do Reino Unido Começa a Processar Certificados de Patrocínio (COS) para Permissões de Trabalho

Muitos que esperavam pacientemente podem respirar aliviados, pois o Home Office do Reino Unido começou a processar certificados de patrocínio (COS) para permissões de trabalho. Após atrasos que geraram incertezas, esse avanço positivo é uma boa notícia para estudantes internacionais. A revisão do visto de trabalho pós-estudo (PSW) ainda gera dúvidas sobre sua continuidade em 2024.

Leia mais »

Suprema Corte Avalia Caso de Proibição de Acampamento de Sem-Teto em Grants Pass

A Suprema Corte dos Estados Unidos está avaliando o caso Johnson v. City of Grants Pass, que aborda a criminalização de pessoas sem-teto por dormirem em espaços públicos sem alternativas de abrigo disponíveis. A decisão pode estabelecer um precedente significativo sobre como as cidades podem gerenciar a falta de moradia, equilibrando direitos humanos e políticas públicas

Leia mais »

Eleições nos EUA 2024: saiba quais são os nomes cotados pelos democratas para substituir Biden se ele desistir da disputa

O debate entre Joe Biden e Donald Trump na quinta-feira (27) confirmou os temores democratas sobre o desempenho do presidente. Diversos senadores do partido pressionam pela escolha de um novo candidato para a eleição de novembro. Apesar de vencer as primárias, Biden ainda não foi oficialmente nomeado, deixando espaço para outra escolha na Convenção Nacional Democrata de 2024 em Chicago.

Leia mais »