Névoa densa voltou a cobrir a Bay Area na alvorada de quinta-feira, embora os indicativos mostrassem que a poluição estava menos intensa do que o dia anterior.
Ainda é incerto se essa melhora persistirá, pois a área enfrenta seu segundo dia de alerta Spare the Air.
Ventos do norte poderiam trazer mais poluição dos incêndios no Oregon e noroeste da Califórnia, alertaram especialistas. Uma advertência de alto risco de incêndio foi emitida para as áreas norte e leste de Napa, que faz fronteira com o Vale do Sacramento, válida até 17h de quinta-feira.
Às 7 da manhã, os dados do Distrito de Gestão da Qualidade do Ar da Bay Area indicavam que a maioria da região apresentava níveis de poluição entre 105 e 115. Essa faixa indica que o ar pode ser prejudicial para grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Em alguns lugares, como São Francisco (81), Gilroy no Vale de Santa Clara (81) e Livermore no condado de Alameda (92), o ar estava em níveis moderados. Os especialistas locais indicaram que a área mais afetada pela fumaça seria nas proximidades de São Francisco e da Baía Sul.
A PurpleAir, especialista em análise de ar em tempo real, registrou um índice preocupante de 219 em Oakland pela manhã – sugerindo riscos à saúde – enquanto outras áreas mostravam níveis entre 150 e 155, também indicativos de qualidade de ar comprometida.