Em Black Rock City, Nevada, participantes do evento anual Burning Man iniciaram sua retirada na tarde da segunda-feira (5), após passarem por desafios climáticos como precipitações e isolamento no ambiente árido onde o festival ocorre. O acesso de automóveis ao local foi interrompido na sexta-feira (1º) devido a uma tempestade que resultou em inundações e terrenos lamacentos. O festival teve início em 27 de agosto e deveria concluir na manhã de segunda-feira.
Trânsito e Isolamento
Por vários dias, aproximadamente 70 mil frequentadores foram forçados a se manter em seus locais, economizando provisões e líquidos, enquanto autoridades fechavam os caminhos e exigiam que todos os automóveis ficassem estacionados. Em um comunicado virtual, os gestores do evento solicitaram que aqueles que pudessem adiar sua partida até a manhã de terça-feira (5) para mitigar congestionamentos. No entanto, alguns frequentadores comunicaram à Reuters um movimento contínuo de carros deixando o local desde o raiar do dia na segunda-feira.
Celebridades e Escapadas
O artista de música eletrônica Diplo e o humorista Chris Rock informaram em suas plataformas de mídia social que conseguiram deixar o isolamento no sábado (2) mediante um transporte providenciado por um admirador em sua caminhonete.
Fatalidade e Investigação
O Gabinete do Xerife do Condado de Pershing confirmou a morte de um indivíduo durante o evento em um anúncio feito na manhã de domingo (3). Está em andamento uma investigação para determinar se Leon Reece, 32 anos, perdeu a vida devido às condições climáticas adversas.
Condições das Vias de Acesso
Para sair do local do festival, os participantes precisam percorrer um trecho de terra não asfaltado de 8 km até a rodovia mais próxima, situada a mais de 170 km ao norte de Reno. Imagens divulgadas em plataformas online exibiram carros presos na lama e uma extensa fila de veículos tentando acessar a estrada principal.